quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Precisa de motivos para visitar a Capela Sistina?

No início do século XVI, Michelangelo contava com a luz solar fluindo através das altas janelas da capela para iluminar sua representação de “A Criação” no teto e o monumental “Juízo Final” na parede do altar. No entanto, a mesma luz que o ajudou na pintura das obras e permitia que víssemos todos seus detalhes, também estava danificando os afrescos, desbotando suas cores. Por causa disso, na década de 1980, o Vaticano decidiu por fechar as janelas e bloquear a entrada da luz solar.

O Vaticano instalou uma iluminação de halogêneo de baixa energia que protege os pigmentos da pintura, mas obscurece os detalhes finos e cores vibrantes. Não foi a solução ideal, mas ao menos a obra-prima ficou protegida de danos.

Agora, 450 anos após a morte de Michelangelo, os visitantes poderão ter a oportunidade de apreciar o melhor da sua obra. O Vaticano vai ativar um novo sistema de iluminação a LED criado pela Osram para colocar as melhores luzes possíveis para os afrescos.



Cerca de 7.000 LEDs são especialmente calibrados com um algoritmo sofisticado de correção de cores para iluminar o teto, para que as cores sejam as mais próximas do que Michelangelo queria que fossem, já que historiadores de arte acreditam que ele misturou e escolheu as cores usando a luz do dia, que tende a ser um pouco mais fria do que a de lâmpadas halógenas e velas.

Para quem já teve oportunidade de visitar a Capela, este é um motivo para retornar. Para quem nunca foi, mais uma razão para ir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário