quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Epcot - 32 anos de diversão

Spaceship Earth do World Showcase

Comemoramos hoje o 32° aniversário do EPCOT Center, como era conhecido na época de sua inauguração (sim, com letras maiúsculas e tudo).

Idealizado ainda nos anos 1960, o segundo parque construído no Walt Disney World foi concebido inicialmente como uma cidade real para 20 mil habitantes, um Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã (em inglês: Experimental Prototype Community Of Tomorrow). Dezenove alterações de projeto depois, foi finalmente inaugurado em 1982.

Epcot NewspaperA construção começou em Maio de 1979 e Walt Disney queria a Fase 1
pronta até Outubro de 1982, apesar dos projetistas terem definido o prazo necessário como 6 anos. Para manter todos focados no projeto, Disney produziu e distribuiu um jornal diário para cada um que participava da obra, destacando a data de finalização da obra (01/10/1982), o que já estava pronto, em andamento, enfim "mantendo todos na mesma página".

Hoje, a idéia inicial não está mais tão presente. a tecnologia anda muito rápido e a Disney teria que alterar as atrações muito rapidamente para conseguir acompanhar o avanço tecnológico. mas a ciência está presente em diversos brinquedos e temos praticamente dois parques em um, pois o World Showcase é uma atração a parte.

Um exemplo deste rápido avanço tecnológico é a atração símbolo do Epcot: quem foi ao Spaceship Earth logo após a sua inauguração viu sua jornada terminar com a previsão de como os computadores poderiam influenciar nossas vidas. Hoje, Steve Jobs é apresentado em sua garagem apenas como uma das personalidades desta caminhada tecnológica e seu boneco filmado e fotografado por celulares com poder de processamento infinitamente maior do que o que podíamos prever. Mas ainda é uma atração imperdível!

Por falar nisso, quais são as suas atrações preferidas? Aquelas que têm que ser visitadas, não importando o tamanho da fila? Voar de asa delta na Soarin', conhecer países no World Showcase, tripular uma espaçonave em Mission: Space, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário