Quem assistiu aos filmes Entre Umas e Outras (Sideways, de 2004) ou O Julgamento de Paris (Bottle Shock, de 2008) e ficou com água na boca pode se preparar: Durante todo o mês de setembro o vinho se torna protagonista no Estado Dourado. Dezenas de vinícolas abrem suas portas para festivais gastronômicos, apresentações musicais e, claro, muitas degustações de vinhos.
Durante as comemorações, os apaixonados por vinhos aproveitam a oportunidade de conhecer o peso que o produto tem no estilo de vida dos californianos e na economia local. A Califórnia é responsável por 90% dos vinhos produzidos nos Estados Unidos, e suas vinícolas possuem coleções de arte, belos jardins e premiados restaurantes.
Os visitantes são contemplados com tours de degustação, visitação a adegas, aulas com enólogos, seminários sobre vinhos e até hospedagem em suas imponentes instalações. Além de disponibilizar toda uma infraestrutura turística, os produtores locais utilizam práticas sustentáveis para cultivo e armazenamento da bebida, o que valoriza ainda mais os vinhos californianos.
Cabe lembrar que, anualmente, a Califórnia atrai cerca de 20 milhões de turistas para as regiões dedicadas à vinicultura, de acordo com o órgão oficial de turismo, California Travel and Tourism Commission.
Todo esse interesse advém da qualidade do produto fabricado e da grande variedade de uvas cultivadas no Estado, cerca de cem, segundo o Instituto do Vinho. Cada variedade de uva tem aroma e sabor próprios, o que contribui para o resultado final da bebida.
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