quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Toledo: Venha se perder nesta cidade espanhola!

Sim, isto mesmo: Toledo é um mini-labirinto e você verá que é bem fácil e divertido se perder por suas ruas.

Toledo fica a 70 km de Madri e é uma boa opção para uma visita de 1 dia, apesar de ter atrações suficientes para quem tem mais tempo.
Puerta de Alcántara
Vista do Alcázar e a Ponte e Porta de Alcántara

Os visigodos fizeram da cidade sua capital no século VI d.C, e a história de Toledo estava apenas começando. Após a queda do Califado de Córdoba (forma de governo islâmico que dominou a maior parte da Península Ibérica e do norte da África), tornou-se capital do Taifa (Reino) de Toledo. A ocupação de Toledo por Afonso VI, em 1085, foi o primeiro passo do Reino de Leão e Castela na Reconquista

Toledo era famosa por sua produção de aço e a cidade ainda é um centro de fabricação de espadas, facas e pequenas ferramentas. Você pode encontrar diversas lojas ainda comercializando estes itens, incluindo as réplicas das espadas da trilogia Senhor dos Anéis. Na verdade, me peguei pensando como conseguiria embarcar de volta para casa com uma daquelas espadas.

tozetto
Os tozettos no bairro judaico
Outra característica de Toledo que você não pode deixar de perceber é a convivência entre judeus, cristãos e muçulmanos durante a Idade Média, até a expulsão dos judeus e muçulmanos. São atrações da cidade as sinagogas, mesquitas e igrejas, e prédios que podem ter exercido as três funções!!!

Por toda a área do antigo bairro judeu você verá pequenos azulejos (tozettos) com símbolos judaicos. Vamos ver quem consegue encontrar mais tozettos?

Puerta del Sol
Porta do Sol
As várias Portas de Toledo são obras de arte da arquitetura militar. Construídas a partir do século X, são de origem árabe, mas reformadas já na época cristã. Não deixe de visitar a Porta Velha de Bisagra, por onde Afonso VI entrou ao lado de El Cid, quando da conquista da cidade e a única que manteve a arquitetura militar original do século X; a Porta Nova de Bisagra, a Porta do Cambrón, a Porta do Sol e a Porta de Alcántara, situada junto à ponte de mesmo nome e por onde entravam as pessoas e mercadorias durante a Idade Média.

Pontos fortes desta visita são o Alcázar e a Catedral.

Alcázar
Alcázar 
O Alcázar é o palácio fortificado de Carlos V, construído onde existiram fortalezas romanas, visigodas e mouras. Já sofreu 3 incêndios, antes de ser totalmente destruído, em 1936, quando os nacionalistas sobreviveram a um cerco republicano de 70 dias. Hoje, o Alcázar é o maior museu do Exército da Espanha.

A Catedral começou a ser construída em 1226 e teve suas últimas abóbodas instaladas em 1493. Três séculos de obras justificam a mistura de estilos em sua construção. Suas portas, no exterior, e o Ostensório e a escultura Transparente, no interior, são os pontos fortes nesta grande catedral. Para alguns, a catedral mais bonita de toda Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário